quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Relações Humanas e a Teoria da Liderança

A liderança constitui um dos temas mais pesquisados e estudados nas últimas décadas. As teorias sobre liderança que que foram apresentadas por autores humanistas podem ser classificadas em três grupos, cujos quais cada um deles apresenta características próprias:
1 - Teorias de traços de personalidade
São as teorias mais antigas a respeito da liderança. Segundo elas, o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidades que o distinguem das demais pessoas. Características marcantes de personalidade por meio das quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas. Cada autor especifica alguns traços característicos de personalidade que definem o líder, como:
Físicos - como energia, aparência pessoal, estatura e peso
Intelectuais -  adaptabilidade, agressividade, entusiasmo, e autoconfiança
Sociais - cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa
Relacionados com a tarefa - impulso de realização, persistência e iniciativa.
Em resumo, um líder deve inspirar confiança, ser inteligente, perceptivo e decisivo para ter condições de liderar com sucesso.
2 - Teorias sobre estilos de liderança
São teorias que estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. Enquanto a abordagem dos traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, ou seja, o seu estilo de comportamento para liderar.
A teoria mais conhecida refere-se a três estilos de liderança: autocrática, liberal e democrática.
Autocrática: O líder centraliza suas decisões e impõe suas ordens ao grupo.
Liberal: O líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum.
Democrática: O líder conduz e orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas.
Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram maior quantidade de trabalho produzido. Sob a liderança liberal não se saíram bem quanto à quantidade e qualidade. Com a liderança democrática, os grupos apresentaram um nível quantitativo de produção equivalente  à liderança autocrática, com uma qualidade de trabalho surpreendentemente superior.
3 - Teorias situacionais da liderança
 Enquanto as teorias sobre traços de personalidade são simplistas e limitadas, as teorias sobre estilos de liderança consideram apenas certas variáveis da situação. As teorias situacionais explicam a liderança dentro de um contexto mais amplo e partem do princípio de que não existe um único estilo de liderança válido para toda e qualquer situação. A recíproca é verdadeira: cada situação requer um tipo de liderança para alcançar a eficácia dos subordinados. Essas teorias são mais atrativas ao administrador, pois aumentam as opções e possibilidades de mudar a situação para adequá-las a um modelo de liderança ou mudar o modelo de liderança para adequá-lo à situação. O líder deve se ajustar a um grupo de pessoas sob condições variadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário